segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Dor e qualidade de vida

Dor e qualidade de vida

Matéria publicada na revista Ser mais em 25 de outubro de 2015.


Hoje em dia por todos os lados escutamos que as pessoas estão em busca de qualidade de vida. Mudam de endereço, fazem exercício, dieta, trabalham mais para ganhar mais, tudo pela qualidade de vida.



Mas o que é essa tal qualidade? Podemos chamar de qualidade de vida as condições que influem diretamente no bem estar do indivíduo em sociedade.
Bom, se a definimos então por bem estar, fica difícil imaginar uma boa qualidade quando na nossa vida existe a presença constante de dor, ou sofrimento.
Outro dia ouvi assim: sinto uma dor que me irrita!!! Pois é, essa é a função da dor. Ela começa para te avisar que algo esta errado com seu corpo. Quando você não da atenção, a tendência da dor é aumentar para que isso te irrite ao ponto de você tomar alguma providência.
Bom, vamos então voltar ao primeiro parágrafo. Começamos dizendo que as pessoas fazem mudanças em busca de maior qualidade de vida. Porém, infelizmente, as vezes essa busca se torna traiçoeira e ao invés de trazer benefícios acaba por trazer problemas.
O melhor lugar para morar para uns, pode ser horrível para outros. Um programa de exercícios adequado para alguém, pode acabar com outra pessoa com outro biótipo. A dieta da moda que parece mágica na revista, pode ser uma tortura na sua vida. Achar que é forte o suficiente para agüentar a dor, pode lhe trazer danos irreversíveis, queda do rendimento e uma rotina difícil de agüentar.
Ou seja, vivemos em busca da qualidade de vida para o futuro e esquecemos dela no presente. Ignoramos as dores, cansaço, desmotivação pois estamos fazendo tudo isso para conquistar uma melhor qualidade de vida. Ai pergunto: será?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário