Frequentemente nos vemos em uma roda de amigos resmungando do crescente uso do celular, porém, é fato que não vivemos mais sem esses aparelhinhos que parecem carregar o mundo junto com eles. O "vício" do celular definitivamente não tem idade e não mais nos causa espanto ver bebês experts em tecnologia. O problema é que os bebês crescem, chegam na escola, faculdade, atividades extra-curriculares e seus fiéis escudeiros (celulares) os acompanham, gerando confronto entre alunos e professores.
Para falar sobre esse B.O. do uso do celular durante as aulas, convidamos o professor de música Minoru Raphael. E por que escolhemos justo um professor de música? Não, a escolha não foi pela especificidade da aula e sim para esse professor que consegue atrair muitos jovens para a arte e fazer com que quase todo dia, alguns deles postem em suas redes sociais vídeos tocando instrumentos ou cantando. Ai te pergunto... será que o celular precisa ser um B.O?
Boa leitura e ótima reflexão!!! Bjus
Prof Minoru e seus alunos de um mosteiro
Professores,
celulares e alunos. Quem está errado? (por Minoru Raphael)
Vejo por aí professores se descabelando com a
questão “aluno-tecnologia”. Há quem toma o celular durante a aula, quem manda
recado pro pai e até quem lamenta tantas facilidades. Caminho por outra via, e
deixo aqui minha opinião como sugestão aos que ousam ter coragem e disposição
para A Mudança.
Antes vale reforçar o bom senso, afinal, até
água mineral, exercícios e vitaminas em excesso, prejudicam. Também lembro que
até Stevie Jobs foi categórico ao dizer que limitava o tempo de uso dos gadgets
por seus filhos, em casa. (2010/New York Times – jornalista: Nick Bilton)
Dito isso, vamos ao que interessa.
Acredito que tamanho desconforto por parte de
professores denuncie uma desatualização. Tantas queixas me sugerem um desespero
camuflado de uma estratégia falida;um despreparo para o diálogo com o perfil do
estudante contemporâneo; uma falta de pesquisa por ferramentas interessantes e
uma aula possivelmente monótona. O mundo
mudou, não há como voltar atrás e talvez falte coragem e disposição para
desconstruir a empoeirada tradição pedagógica do dito ensino “bancário” (termo de Paulo Freire
para designar o processo unilateral, onde o professor deposita conhecimento no
aluno). Quando surgiu o telefone, os mais rasos reclamaram que ninguém mais ia
ao encontro do outro. Agora olhe os benefícios advindos pelo telefone... A
mesma lógica simplória foi usada no nascimento da Internet e hoje,é usada para
os celulares, tablets e toda a tecnologia vestível como iwatches e
googleglasses. Mas quem pensou fora da caixa enxergou uma oportunidade de
melhora didática e crescimento profissional.
Sou entusiasta da nova leva de professores
que usa FaceTime para conectar alunos de culturas distantes, ao vivo! Plantão
de dúvidas via TweetCam. Professores de Matemática, Física e Engenharia fazendo
miséria no Chrome Lab. Professores de História criando aulas incríveis no
HistoryClock; os de Geografia se apaixonando pelo Mapsof Word HD. Para a o
ensino da Música, metrônomos, afinadores, samplers, Garage Band, Audacity,
ProTools. E as dezenas de interativos para Gramática e Língua Portuguesa?! Já
tem até estatísticas comprovando o uso do Life Coach para alunos com TDAH!
Lousas digitais, mesas digitais, notas colaborativas, conteúdo de provas na
Nuvem da Sala...Se não há o empenho para desvendar o fantástico mundo do iTunes-U,
que pelo menos uma vez na vida todo professor clique na aba “educação” da Apple
Store. Eu cursei a faculdade inteira de chinelo e iPad.
O
fato é que vivemos um novo tempo e isso independe das escolas, diretores,
coordenadores ou professores aceitarem. Simplesmente “agora é assim”, fim. A
questão é se adequar sem preguiça ou medo, e reconhecer que um aluno com o
mundo na palma da mão não tem mais interesse pelo seu giz. E digo mais, todo o
conteúdo que sai da boca do professor já pode ser comprovado, atualizado ou
desmentido em 5 segundos e 2 cliques. Já existem linhas pedagógicas que sugerem
a pausa tecnológica(intervalo para
liberar o uso de aparelhos e diminuir os níveis de ansiedade do aluno), e não é
isso que eu acredito. Meu discurso é em favor da “tecnologização da Didática”. Ao invés de resmungar que os gedgets
afastam meus alunos da aula, eu procuro lidar de maneira à fazê-los melhorarem
seus resultados entendendo que todo o conteúdo está disponível 24h!(Spotify) Bem
como o contato comigo! E repito que isso independe de concordarmos ou não. Esta
é a nova condição estabelecida. Os teimosos se afogarão sem sucesso em sua rebeldia.
Sim, disponibilidade de informação
não significa conhecimento assimilado,
eu sei, mas ser a ponte entre esses dois elementos é exatamente o papel do
professor moderno.
É
claro que eu também já pedi para que guardassem as coisas por um momento, mas chega
de reclamar e proibir os gedgets em aula. Ao invés disso, torne sua aula mais
interessante que o instagram da Kim Kardashian...
Minoru Raphael
- formado em escola de música e tecnologia EM&T
- formado pelo conservatório Souza Lima & Berklee
- bacharel da faculdade Santa Marcelina
- licenciatura da faculdade Santa Marcelina
- fundador do projeto fábrica de monstros (mais de 90 alunos particulares)
Facebook: Minoru Raphael
Instagram: Minorulandia
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